top of page
Buscar

X retorna ao Brasil após decisão de Moraes; usuários da rede social celebram

  • Foto do escritor: Reuber Silva
    Reuber Silva
  • 8 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

### X retorna ao Brasil após decisão de Moraes; usuários reagem nas redes


Nesta terça-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o restabelecimento da rede social X no Brasil, liberando o acesso à plataforma após um bloqueio que durava desde 31 de agosto. A empresa, que estava proibida de operar no país, cumpriu todas as exigências judiciais, incluindo o pagamento de multas que somam cerca de R$ 28,6 milhões.


A liberação ocorreu após a confirmação de que a plataforma atendeu às três condições impostas pelo STF: nomeação de um representante legal no Brasil, bloqueio de perfis de nove investigados e quitação das penalidades financeiras.


Apesar da ordem de restabelecimento, o acesso à rede social ainda pode demorar para alguns usuários, devido à diversidade de provedores de internet no Brasil – são mais de 20 mil, segundo o Ministério das Comunicações. Dependendo da operadora e da forma de acesso (via navegador ou aplicativo), o retorno ao X poderá acontecer de maneira gradual.


### Comemoração do X


A própria rede social usou seu perfil oficial voltado a assuntos governamentais para celebrar o retorno ao Brasil, enfatizando seu compromisso com a liberdade de expressão.


_"O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos."_


### Reações nas redes alternativas


A notícia sobre a liberação da plataforma gerou movimentação imediata em redes alternativas como Bluesky e Threads, que foram amplamente utilizadas durante o bloqueio do X. Usuários dessas plataformas reagiram ao desbloqueio de maneiras diversas: enquanto alguns afirmaram que retornarão ao X, outros demonstraram insatisfação com a plataforma de Elon Musk e planejam continuar nas alternativas.


Essa volta do X ao cenário digital brasileiro reacende o debate sobre o papel das redes sociais na sociedade e a constante tensão entre liberdade de expressão e cumprimento das leis.

 
 
 

Comments


bottom of page